segunda-feira, março 17, 2008

Carretera Austral vista da Terra do Fogo

O ritmo tem sido intenso. Os dias tem sido curtos e as noites tambem. Escrevo em Rio Grande na costa atlantica da Terra do Fogo Argentina. Chegamos hoje finalmente cedo depois de fazer 110 km em 7 horas. Sim, o vento nas costas ajudou a rolar por vezes a 45 kmh. Ontem tinhamos feito 100 (em 4h40 sem paragens) e antes de ontem tambem, seguidos de um assado de cordeiro no quincho da Lala e do Don Dalmiro. A terra do fogo esta com mais guanacos. Correm as dezenas ao nosso lado.

Temos ficado em muitas casas de Chilenos e Argentinos que nos recebem de bracos abertos. O ricardo e a Carmen na Estancia de Candelario Macilla foram dois deles. Essa noite foi alterada na nossa travessia entre o final da Carretera Austral Chilena e El Chalten ja na argentina. O barco que alugamos para 3 horas de navegacao no fiorde ohiggins atrasou-se (o capitao do porto teve que fazer uma revista...) e ja nao deu tempo para chegar ao outro barco no lago desierto argentino (mal sabiamos que tinha ficado ah nossa espera ate as 10 da noite). Nao ha comunicacoes na zona. O ricardo eh a terceira geracao da estancia. Estava a matar um vaca e tirou um naco para o nosso jantar. A carmen preparou umas camas e fez pao para nos. No outro dia fizemos o percurso em 3h e meia. E a visao do fritz roy no topo da subida foi unica. El Chalten estava cheio de jovens ah procura de si mesmos. Mas vimos o Cerro Torre tambe, o que nao eh facil.

Andando um pouquinho mais para tras dizer-vos apenas que o percurso na carretera austral sul ate vila o'higgins eh so um dos sitios mais belos onde ja pedalei na vida. Em 3 dias contei 31 glaciares avistados ao longo do caminho. Rios azuis, verdes, brancos. Cada curva uma supresa. Cada casa onde ficamos uma simpatia unica chilena. Ainda muito pouco turistico. E ja agora divulguem por favor, para que este paraiso nao se perca pelas maos dos nossos 'amigos' da Endesa, PATAGONIA SIN REPRESAS.

0 Comments:

Enviar um comentário