segunda-feira, agosto 22, 2005

Diario do Tour do Mont Blanc (2)

Dia 22

continua a chover. meter os pes nas botas molhadas eh um must. arrancamos as 8 e meia para baixo a toda a velocidade. passamos por le tour e desviamos do TMB para ir a argentiere comprar comida e levantar guito. aqui onde estou a escrever. chove de carago. sera que vamos apanhar o teleferico para cima, a caminho de lac blanc o melhor refugio da travessia?

Dia 21

acordamos com os picos nevados e decidimo avancar para a fenetre de arpette a 2700 mesmo arriscando o meu tempo. um grupo de espanhois decide nao arriscar e vai a volta pelo TMB "normal". nao somos os unicos, no entanto. saindo as 7h45 estamos na fenetre nevada as 10h30. a melhor parte sera a descida mesmo ao lado do glaciar de trient que embora mais pequeno e inclinado ja se parece com o que vimos na patagonia. o almoco a 1600 mts depois da alucinante perda de altitude de 1000 metros acaba coma chegada da chuva que nos acompanha ate chegarmos ao col de balme (2300 mts) apos um caminho em balcao que nao fosse o tempo teria sido muito bonito. a etapa fez estragos na malta e o refugio eh muito merdoso. mas o alexandre dumas passou por la ja em 1836 quando atravessou de franca para a suica, por isso podem ver que nao eh novo... a senhora parece que eha mesma desde essa altura e a cagadeira tipo buraco (igual a do palacio da pena em sintra) ainda la esta ao lado da sanita modernaca. so ha luz de paineis solares e nao ha sol o que faz com que a senhora esteja sempre a desligar o interruptor. banho quente mais 3 euros. nao ha agua potavel sem ser engarrafada.
nao se podem secar as botas. o jantar eh bife com batatas fritas e fica smog de oleo queimado no ar. mas eh quente. e estava pago. e tem um cao curtido que tem o melhor lugar do refugio ao lado da salamandra. outro grupo de espanhois baza. ficamos nos, duas bifas (não, irmãs...) inglesas, uma outra mais entrada que acabou o TMB sozinha em 9 dias, 2 francius e uma francesa que anda a solo com o seu walkman. a madame ate foi fixe e nao ficou com o dinheiro da reserva a mais que tinha sido feita e paga.

Dia 20 (cont...)

pois...duvida desfeita, apanhamos o autocarro em La Fouly ate Champex, que nao eh tudo o q se consegue apanhar boleia mas quase... enfim, estamos aqui para curtir, a etapa era muito longa e ja apareceram as primeiras bolhas a alguns...

A entrada na Suica deixa ver paisagens tipicamente...suicas. vale aberto, muito verde, com relvados e challets dispersos. o lago de champex eh daqueles encavalitados na montanha que espelha os cumes e tem daquela geringoncas de dar aos pedais. e tem turismo ha 150 anos...

subimos ate o Relais de Val d'Arpette, onde dormimos e onde trabalham um casal de portugueses e sua filha. o sr. joao quis saber do benfica e da transferencia do miguel mas tb nos disse que em epoca boa dormem ali (e passam) 900 caminheiros por semana (!!!). e esta eh uma variante considerada dificil do TMB.