terça-feira, julho 26, 2005

Semana Santa de BTT

De volta ao nosso país, nada como voltar no famoso Sud-Express cheio de imigrantes para ferias na terrinha e jovens em inter-rail. ultimas notas sobre a minha viagem de uma semana a solo em BTT:
A "etapa" q fiz do caminho de santiago surpreendeu-me pela positiva, o percurso é espectacular. Comecei em Sait Jean Pied de Port (França), fiz a ligação até Roncevalles (Espanha) atravessando os pirineus pelo itinerario mais a Sul (à outro que passa a menos altitude), que tem umas rampas impressionantes mas paisagens que compensam. duas italianas com bicicletas carregadas ate ao tutano desistiram (e voltaram atras para ir pela rota da direita) ao fim de 14 kms porque aquilo com peso nao é realmente facil. o troço de descida do passe mais alto (1450m) ate roncevales é um singletrack do melhor que ja fiz ate hoje. saí às 8h da manha, às 10h estava no ponto mais alto e às 11h em roncevalles. apos um cafezinho no parador, segui para pamplona e o camino um verdadeiro gozo, tendencialmente a descer (com umas rampas curtas) e muito singletrack no meio de arvoredo. alguns troços com piso arranjado entre terra batida e empedrado. é claro q sempre com muito peregrinos de todo o mundo. no entanto a estatistica, em Saint Jean Pied de Port é clara: enquanto alemaes, franceses e espanhois sao mais de 1000 por ano, os portugueses foram 27 registados...!

Fique com vontade de la voltar, numa altura de menos calor, pois as etapas seguintes seriam mais quentinhas...é que para alem do mais é facil e barato viajar no camino com recursos aos albergues dos peregrinos (7-10 euros por noite com banho e ainda se cravam uns jantares).

ultima nota para algo que infelizmente nao temos em portugal: facilidade de andar de comboio com a bicicleta em espanha e frança. nem sequer é preciso desmontar a bicla. basta entrar na carrugagem que tem o sinal de bicicleta e pendura-la (tipo talho). e vi varios ciclistas que se deslocam assim para andar de bicicleta longe de casa ou mesmo fazer alguma etapa do camino.

E claro que para quem começou em Lourdes e andou no Camino como peregrino, só podia comprar bilhete para...Fatima! (depois acabei por sair em Pombal pois lembrei-me que a estação fica a 25 km da localidade e tinha o carro em Leiria :-) )

0 Comments:

Enviar um comentário