segunda-feira, agosto 22, 2005

Tour du Mont Blanc

Dia 18
Primeiro dia de viagem.
As previsões apontam para uns primeiros dias de Tour du Mont Blanc (TMB) bastante húmidos e cinzentos. A vontade de pôr os pés no trilho não diminui por isso, e após uma extenuante viagem (que incluiu umas horas no aeroporto a tentar descobrir onde tinham ido para os bastões de caminhada… em vão) lá chegámos à fantástica pensão Venezia no centro de Courmayeur. Mesmo a tempo de ter o primeiro contacto com a gastronomia Valdostana.

Dia 19
Primeira etapa do TMB
Courmayeur > Refuge Bonatti (2020 m) ;
Belo percurso sobre a “crista do monte”.
Demorámos o tempo previsto de 7 h para subir os 1.550 m exigidos.

Claro que para cumprir estes tempos foi imprescindível o reforço alimentar que eu trouxe: ovo, queijinho, tomate, salame… o belo pic-nic na montanha com um belo vale glaciar como paisagem aos nossos pés. Um verdadeiro manjar dos deuses!
Primeiro contacto com os vales glaciares do Monte Branco (claro que para quem foi à Patagonia…) e como não podia deixar de ser o primeiro contacto com a coppa da amicizia (típico café de vale d’Aosta, com um pouco mais que café…).

Dia 20
Segunda Etapa
Ref.Bonatti > Champex (CH)
Tempo Previsto – 9h30 ; Total de subidas - 1.390 m
O dia acordou frio e enublado, e logo que possível partimos em direcção da Suiça (na tentativa de irmos o mais isolados possível do resto das pessoas que também estão a fazer o Tour. À chegada ao Refugio Helena (cerca de 2000 metros, o termómetro batia os 7 C (mas se considerarmos o vento que se fazia sentir podemos dizer que chegava facilmente aos 5 C). Para quem vinha dos 30 e muitos de Lisboa, é um choque!
Após um cházinho e uma barra energética metemo-nos a subir os 500 metros de desnível que nos separavam da Suiça. Infelizmente, o cole estava envolto numa nuvem, e não se podia ver nada. O lado Suiço mostrou-se uma autêntica auto-estrada, dando ao Pedro e Nini, um autêntico sorriso de orelha a orelha a imaginarem-se montados nas suas “biclas”, a subirem que nem uns desalmados. Infelizmente, às 12h tive que voltar para trás e deixar o grupo seguir a sua ainda longa viagem até Champex.
E a dúvida coloca-se: será que fizeram todo o percurso a pé, ou… decidiram apanhar um autocarro na zona do vale???

0 Comments:

Enviar um comentário