terça-feira, agosto 01, 2006

A Viagem

Hoje vou fazer pela primeira (e talvez única) um post algo sentimental, neste blog de viagens, que também são da nossa mente. O Nuno começa a pedalar finalmente numa Viagem de uma Vida, neste dia 1 de agosto de 2006, de polo a polo, por terra. Uma entre muitas. Todos nós temos as nossas. Cada um à sua medida. Uns com os filhos, outros com o trabalho, com a família, com os seus projectos de vida. O Nuno tinha esta prometida, uma daquelas com que adormecemos muitas noites no pensamento, de que falamos com quem partilha o gosto pelo mesmo tipo de viagens até perder a voz ou ser vencido pelo sono. Partilhei algumas dessas conversas com ele, nos sitios mais diversos. Também é a minha Viagem. Talvez a fizessemos juntos um dia. As nossas linhas não se cruzaram hoje. O que nos move a cada um de nós só a nós diz respeito, mas não há duvida que precisamos de ter muita força e determinação. Encontramo-la lá no fundo, é mais forte do que nós. Não tenho duvida que chegará até ao fim, mesmo que esse final não seja fisicamente coincidente com o que no início pensamos ou prevemos que é. A vida dá muitas voltas e o objectivo da Viagem esgota-se no atingir a plenitude de todas as nossas vontades, forças e descobertas e no encontrar do Caminho, esse que nos leva até aquele sitio que procuraramos incessantemente. É e será assim até ao fim da nossa vida. Por isso a todos os que pensam que esta Viagem é uma loucura, risco, insanidade, aventura, parem para pensar uns minutos (como eu) e vejam se não é isto que fazemos todos os dias à nossa escala. Só muda o lugar, a companhia, o contexto, o objectivo e o Caminho. Só espero que todos consigamos procurar a nossa Ushuaia e tenhamos força, como ele tem, para procurar o caminho para ela.
A minha homenagem a um Homem determinado.
PPP

himalaias (2001)

lendo um dos autores que me ensinou a conhecer:
"To understand the heart and mind of a person, look not at what he has already achieved, but at what he aspires to do."-kahlil gibran, profeta americano-libanês

2 Comments:

  • Pedro,
    eu já sabia que que as tuas capacidades eram de uma abrangência para além do comum dos mortais, mas fiquei surpreendido pela abertura de espírito estampado no texto que escreves-te.
    No fundo todos nós (os mais próximos) e os que de facto se preocupam contigo, sabem que existe em ti esta tua faceta de poeta sincero e apaixonado.
    Obrigado por teres partilhado com todos o que te vai na alma......
    Deves fazer isso mais vezes.

    Boa sorte pata o Nuno na sua aventura.

    Tó e Sofia

    By Anonymous Anónimo, at 11:55 da manhã  

  • Uma aventura e peras!

    Muito embora, não conheça pessoalmente o Nuno, partilho a sua sede de aventura e de se pôr á prova.

    Um abraço solidário por esse mundo fora,

    Nuno Neves

    By Anonymous Anónimo, at 10:27 da tarde  

Enviar um comentário