sexta-feira, abril 08, 2005

Seguindo o espirito Yamana

Ultimo dia na Terra do Fogo. A despedida do canal beagle, faz lembrar a vida dos antigos habitantes destas terras, os aborigenes Yamana que no seu espirito de canoeiros recolectores nomadas, mudavam o seu acampamento/casa em cada 2-3 dias. Assim vamos nos, para Buenos Aires. O tempo continua patagonico por aqui. Dia livre para encontrar as lembrancas da praxe, que por aqui nao faltam, sempre com "o fim do mundo" escrito por todos os lados. Gravamos as ultimas imagens, visitamos o museu do fim do mundo pois claro. alguns seguem ate Lapataia, a 20 km, bem no Parque Nacional Tierra del Fuego. Embalar biclas, fazer mochilas, ultimas contas. Ultima visita ao "La rueda", restaurante oficial de Ushuaia, onde por 20 pesos se come tudo o que se puder, mas onde se se deixar algo no prato se pagam 2 pesos. o Dani parece que conseguiu encher 4 pratos desta vez. Diz tambem quem la foi, que a visita ao Kuhar durante o dia, aquele lugar onde ha poucas nos divertimos e que tambem produz a propria cerveja artesanal, tb vale a pena pois o ambiente eh agora calmo e a fauna do canal surge na janela como de um filme se tratasse.
A cordilheira de Darwin ficara nos nosso sonhos para proximas viagens, essa parte mais inospita do arquipelago fueguino. um voo de 3h e meia vai fazer-nos subir uns 15 graus de temperatura ambiente, mas chegaremos depois da meia noite locais pelo que a unica coisa que vai subir sao os animos para a milonga.

"A las encarnizadas regiones de mi patria llego darwin el joven.
con su lampara, y su luz alumbro bajo la tierra y bajo el mar profundo todo lo que tenemos: plantas, metales, vida que teje la estructura de nuestr obscura estrella."
de: las uvas y el viento - Pablo Neruda

(obrigado Jaime, pelo poema)

0 Comments:

Enviar um comentário