sábado, dezembro 30, 2006

100km BTT - dos Patagoes


Olá Pedro,

A Patagónia é efectivamente grande e, na tentativa de aproveitar ao máximo a nossa viagem, o tempo nao dá para tudo, por isso só agora envio um pequeno resumo das nossas aventuras até à data!...

Os 3 primeiros dias seguiram o programa: depois de uma confortabilíssima noite na verdadeiramente pitoresca Casa Hexagon, toda em madeira, começámos o dia 1 com bom tempo para apreciar a paisagem da chilena Carretera Austral, que nos deu um primeiro vislumbre do que iria ser a vegetaçao luxuriante nas montanhas circundantes, e a água que é nossa companheira constante - nos rios que ora serpenteiam junto ao caminho, ora correm rápidos sob as pontes que atravessamos, nos lagos imensos que enchem o olhar, e principalmente nas inúmeras cascatas que surgem de todos os lados e nos prendem a atençao, nunca permitindo que o pedalar nos entedie... Na primeira etapa tivemos ainda tempo para uma pequena fuga no trilho pedestre que leva ao glaciar Ventisquero Yelcho, que apesar de um pouco encoberto pela neblina ainda permitiu algumas fotos.

O segundo dia começou também sorridente, mas à medida que nos íamos embrenhando no cenário cada vez mais verdejante, o céu ia ficando carregado, e a chuva que começou da parte da tarde já nao nos abandonou. Foi portanto com a sensaçao de atravessarmos uma selva húmida que passámos a jornada, facto que pouca beleza tirou ao panorama, mais uma vez de lagos, riachos e paredes de montanha cheias de cascatas e vegetaçao. Naturalmente, o ponto alto foi a descoberta da descida final para Puyuhapi, que fizemos a alta velocidade, com os olhos postos no braço do Pacífico que se prolonga pelo pitoresco fiorde em que se encontra esta povoaçao. Aí pudemos finalmente secar e aquecer-nos em mais uma hospedaria toda em madeira extremamente acolhedora, cheia de gente simpática, a Casa Ludwig...

O terceiro dia teimou em amanhecer chuvoso, e assim permanecer. Apesar disso, o panorama desta etapa apresentava-se ainda mais deslumbrante que as anteriores, pois saímos de Puyuhapi percorrendo o sopé da montanha sempre junto às águas do fiorde, contando as cascatas que se despenham pela parede rochosa a cada passo, entre a vegetaçao cerrada, e formam ribeiros que desaguam no Pacífico. Mais à frente, tivemos oportunidade de vislumbrar mais um glaciar, o Ventisquero Colgante, e continuámos por longos vales, até termos de enfrentar uma interminável subida serpenteante (a maior desta expediçao), que quase nos esgotava as forças, ajudada pela chuva torrencial e pelo frio crescente... Claro que a longa descida que se seguiu foi vertiginosa, e deixou-nos gelados até aos ossos, mas escusado será dizer que a adrelina que nos proporcionou foi o corolário de um dia que nos transportou a cenários de vales infindos e montanhas de picos gelados que, com o toque chuvoso, eram dignos d' "O Senhor dos Anéis".

Devido às obras na Carretera Austral, optámos por alterar o programa e, seguindo a sugestao do Jaime, o nosso fabuloso guia chileno, dirigimo-nos a Calafate, quase 800 kms a sul, que percorremos em carrinha, num longo dia de viagem. Assim, no dia seguinte, tivemos oportunidade de visitar o glaciar Perito Moreno (provavelmente o mais famoso do Mundo) em bicicleta - já sem chuva!. Garanto que é uma sensaçao grandiosa - após 30 Kms a rolar junto à encosta de uma montanha, acompanhando um lago deslumbrante que se estende lá embaixo, ver finalmente aparecer a incomensurável massa de gelo de tons azulados que é o Perito, e aproximarmo-nos para assistir à queda ribombante das lascas de gelo, grandes como prédios, que se desprendem e mergulham nas águas!... Como se isto nao bastasse, o regresso a Calafate, por estrada de terra, fez-se por cenários de estepe a perder de vista, com montanhas ao longe e lagos aqui e ali, e o vento de costas a fazer-nos por vezes superar os 40 à hora - uma experiência alucinante!

Apesar de também nao constar no programa, convencemos o Jaime a fazer um desvio até às Torres del Paine no dia seguinte, visto que estar na Patagónia e nao as visitar seria um crime. Ele sugeriu entao um percurso de BTT junto às Torres, ideia que acatámos de imediato. Só posso dizer que, tal como no caso do Perito, é um autêntico privilégio poder rolar na terra, por vezes a altas velocidades, acompanhados sempre pela imagem de um verdadeiro monumento natural como é o Paine, com as suas gigantes torres rochosas que se erguem abruptas, imponentes e majestosas, em direcçao ao céu, a sua massa escura rodeada por nuvens a coroar-lhes a gandiosidade que atrai magneticamente a atençao. Só os guanacos que por ali pastavam nos distraíam, olhando-nos curiosamente, como se fôssemos nós animais estranhos que passam apressadamente naquele cenário de tranquilidade... Mais um dia inesquecível.

Outra tirada de carro, e entrámos já tarde em Punta Arenas, onde passaremos a noite para depois penetrarmos na mítica Terra do Fogo. Quando possível, enviaremos cenas dos próximos capítulos - e fotos. O tempo nao dá para tudo, por isso as nossas desculpas. Muito fica por contar...

Os Patagoes

4 Comments:

  • Recebi este texto do daniel, que em conjunto com o Nicolau, o Luis Hilário e o Raimundo viajaram para a Patagonia dia 22 de Dezembro onde ficarão até dia 6 de Janeiro de modo a pedalar na carretera austral e terra do fogo. O programa foi preparado pela A2Z-adventures.com que conta com o apoio do Jaime, guia local, que tirou a foto que ilustra o texto. Eu era estaria lá com eles a guiar se o grupo fosse um bocadinho maior e agora estou a roer-me de inveja !! Força aí e boas entradas!

    By Anonymous Anónimo, at 6:13 da tarde  

  • Só a mim ninguém me convida! Espero que te aconchegues junto do Nicolau e penses que há coisas melhores que pedalar à chuva e ao frio! E não, não é inveja... é apenas dor de corno!

    By Anonymous Anónimo, at 12:44 da tarde  

  • Ola patagoes,
    A patagonia e tao de bonita como de imprevisivel, e as alteracoes de planos tambem ajudam a aventura.
    Forca nessa pedalada...que eu vou fazendo o mesmo!

    By Anonymous Anónimo, at 4:24 da tarde  

  • Famgomes - Guia
    Como se não fosse suficiente a inveja contida de não poder-mos ir todos, temoos agora e com requintes de malvadez, as descrições, em estilo bucólico e de partilha com o resto da matilha esfomeada, da bendita viagem.
    Aproveitem e tragam as bicicletas inteiras para o pessoal se poder vingar.

    By Anonymous Anónimo, at 12:42 da tarde  

Enviar um comentário

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Notícias da Patagónia 1000km BTT - 2

Após 3 dias na carretera austral, em parte molhados pela chuva, a expedição decidiu alterar planos. Como encontraram trabalhos no caminho com maquinas a remover terras, decidiram avançar em carrinha para El Calafate, entrando na Argentina. Chegaram às 4 da manhã depois de mais uma peripécia para passar a fronteira mas recuperaram animo pedalando no dia seguinte até ao Glaciar Perito Moreno. Seguem agora a caminho de Punta Arenas nas margens do Estreito de Magalhães, mas antes fazem uma paragem adicional para "mirar" as Torres del Paine. Esperamos pelas fotos! 

0 Comments:

Enviar um comentário

domingo, dezembro 24, 2006

Patagonia 1000- Dias 1 e 2

Notícias chegadas entretanto do sul do continente americano dão conta de que o avião interno na Argentina teve um terrível mas aparentemente já habitual atraso chegando a Bariloche às 12h30 em vez de 10h30 de dia 22, o que provocou que a viagem de carrinha prevista até Chaitén (já na Carretera Austral Chilena) sofresse também um atraso e que dormissem no caminho ainda na Argentina e não em Futefaulu já no Chile, como previsto, pois a fronteira já estava fechada. A passagem da dita fronteira, após Esquel, deu-se sem problemas ontem embora pagando uma multa pois não foi feita no dia previsto no registo. Os BTTistas prepararam ontem as suas maquinas em Chaitén para a tão aguardada oportunidade de pedalar rumo a Ushuaia, começando hoje a concretizar esse sonho numa etapa de cerca de 76,5 km de Chaitén até Villa Santa Lucia.

0 Comments:

Enviar um comentário

quinta-feira, dezembro 21, 2006

O meu cartão favorito de 2007

http://www.specialized.pt/_swf/specialized_holidaycard.swf

Boas Festinhas (no cão)! PP.

0 Comments:

Enviar um comentário