quinta-feira, julho 28, 2005

Fotos Pirinéus 2005


Olha a bela foto do Tour de France, travessia dos pirineus franceses e camino de santiago, com um centro de VTT pelo meio com estação de serviço para biclas...
http://www.az-trails.net/gallery/pirineus2005

0 Comments:

Enviar um comentário

terça-feira, julho 26, 2005

Resumo do percurso Prinaico

(comboio) Lourdes-Argeles/Gazost-Col du Solour : 37 Km ; 1050 m subida
Col do Solour - Col de Aubisque - Laruns : 10 Km ; 360 m subida
Laruns - Bedous : 32 Km ; 1300 m subida
Bedous - Licq - Tardets : 60 Km ; 1500 m subida
Tardets - Saint Jean Pied de Port : 60 km ; 1600 m subida
S.Jean PP -(camino de santiago) Pamplona (comboio) : 75 km ; 1400 m subida

Total: 280 km e 7.200 m de subida em 6 dias (uma media de 4% de declive de subida para todo o percurso!)

0 Comments:

Enviar um comentário

Semana Santa de BTT

De volta ao nosso país, nada como voltar no famoso Sud-Express cheio de imigrantes para ferias na terrinha e jovens em inter-rail. ultimas notas sobre a minha viagem de uma semana a solo em BTT:
A "etapa" q fiz do caminho de santiago surpreendeu-me pela positiva, o percurso é espectacular. Comecei em Sait Jean Pied de Port (França), fiz a ligação até Roncevalles (Espanha) atravessando os pirineus pelo itinerario mais a Sul (à outro que passa a menos altitude), que tem umas rampas impressionantes mas paisagens que compensam. duas italianas com bicicletas carregadas ate ao tutano desistiram (e voltaram atras para ir pela rota da direita) ao fim de 14 kms porque aquilo com peso nao é realmente facil. o troço de descida do passe mais alto (1450m) ate roncevales é um singletrack do melhor que ja fiz ate hoje. saí às 8h da manha, às 10h estava no ponto mais alto e às 11h em roncevalles. apos um cafezinho no parador, segui para pamplona e o camino um verdadeiro gozo, tendencialmente a descer (com umas rampas curtas) e muito singletrack no meio de arvoredo. alguns troços com piso arranjado entre terra batida e empedrado. é claro q sempre com muito peregrinos de todo o mundo. no entanto a estatistica, em Saint Jean Pied de Port é clara: enquanto alemaes, franceses e espanhois sao mais de 1000 por ano, os portugueses foram 27 registados...!

Fique com vontade de la voltar, numa altura de menos calor, pois as etapas seguintes seriam mais quentinhas...é que para alem do mais é facil e barato viajar no camino com recursos aos albergues dos peregrinos (7-10 euros por noite com banho e ainda se cravam uns jantares).

ultima nota para algo que infelizmente nao temos em portugal: facilidade de andar de comboio com a bicicleta em espanha e frança. nem sequer é preciso desmontar a bicla. basta entrar na carrugagem que tem o sinal de bicicleta e pendura-la (tipo talho). e vi varios ciclistas que se deslocam assim para andar de bicicleta longe de casa ou mesmo fazer alguma etapa do camino.

E claro que para quem começou em Lourdes e andou no Camino como peregrino, só podia comprar bilhete para...Fatima! (depois acabei por sair em Pombal pois lembrei-me que a estação fica a 25 km da localidade e tinha o carro em Leiria :-) )

0 Comments:

Enviar um comentário

sábado, julho 23, 2005

BTT = Pirineus

Tenho que reconhecer que este eh um dos melhores sitios do mundo para andar de bicicleta de montanha. Ja nao vinha ca ha uns anos mas esta viagem serve para me recordar o que eh usufruir da montanha e da BTT. Se querem percebero que isso eh, aconselho uma visiitinha. o lado frances eh mais calmo, tem mais goudron (alcatrao em estradas de metro e meio de largura, muito saboroso ad tem 10% de inclinacao) e muito menos gente. claro q eh mais caro...

Estou em St.Jean Pied de Port e vou ter a minha primeira experiencia de Camino pelo menos ate pamplona,

arrivardeci.

0 Comments:

Enviar um comentário

quarta-feira, julho 20, 2005

Armstrong, Azevedo e milhares de bicicletas nos pririneus

So vos digo aue nao morram sem vir ver uma etapa de montanha do Tour de France ao vivo... eh uma verdadeira loucura. comeca no dia anterior, implica fazer a rampa pelo menos uma vez, ja com a estrada fechada, recebendo os aplausos da malta a beira da estrada e ainda da para a bifana, combate pelas ofertas atiradas pela caravana de centenas de carros q demora uma hora a passar, ouvido e olho encostado numa das centenas de caravanas com televisao e, finalmente, os segundos de adrenalina sobre o vento dos helicopteros (5). inesquecivel.

qd tudo acabou sao milhares (sem exagero), de bicicletas em pura loucura de descida pelo meio dos carros. eu como estava de btt, sinplesmente virei no primeiro caminho de terra encosta a baixo...e ai comecou a minha aventura dos ultimos dias, a deriva pelos priineus a solo. bem, na noite anterior ja tinha dormido num refugio sem guarda no meio da montanha pois os hoteis estavam todos cheios e encontra-lo nao foi facil (para quem conhece o meio lencol-saco-cama aguentou-se...com a roupa toda vestida).

segui para norte portanto (era para onde estava virado). e vim sair depois de downhill extremo algunas partes sem caminho, a Laruns. abanquei na praca central num hotel estupidamente caro e rasca, a beber cerveja e comer carne.

reparei q era o inicio da considerada etapa mais dura da travessia dos pririenus franceses e meti-me hoje a faze-la. fiz 32 kms em 6h e meia com 1300 m desnivel mas montanha a serio, mais uma vez a navegar por vezes a bussola e uns (5 kms sem trilhos). muito bom.

estou no valle d'Aspe, com parapente la muito no alto, e encontrei um cber espace aue me tira do isolamento. estou sem telefone e sem mail, por isso se alguem perguntar se desapareci digam que sim mas que estou bem.

continuarei, tudo indica, para norte, ja q estou perto de saint-jean-de_pied_de_port, talvez espreite o famoso caminho de santiago. se estiver para ai virado. para ja isto tem muito menos confusao aue do lado espanhol. por isso voi continuar na travessia (mais umas etapas).

fujam-se. ppedrosa.

0 Comments:

Enviar um comentário

CAMPEOES !

foi na ultima prova mas teve um sabor especial... a nossa equipa AZ-Haglofs/Spiuk venceu a ultima etapa do circuito Eco-Aventura e sagrou-se campea nacional de corridas de aventura com o pleno de 4x100 pontos em 4 provas participadas (das 5 q se realizaram). a eauipa az-trails é conseguiu um brilhante 8° lugar na ultima prova e terminou a epoca tb da melhor maneira. obrigado a todos os q nos apoiaram e aos nossos patrocinadores. para o ano ha mais.

0 Comments:

Enviar um comentário

quarta-feira, julho 13, 2005

Ver o Armstrong ao vivo ?!

Algum maluco ou maluca que alinhe em apanhar o Sud-Express no domingo 17 ou segunda 18, subir o col de aubisque de bicla e ver passar o Armstong pela ultima vez da historia, o homem que vai vencer 7 vezes o tour de france??
sai às 4 da tarde de sta.apolonia, 6 em pombal, 7.30 em nelas e acorda-se nos pirineus.
mais um comboio para lourdes e a caravana passa às 3 da tarde do dia 19 nos 1709 m da contagem de montanha especial.

0 Comments:

Enviar um comentário

domingo, julho 03, 2005

Viagens

Desafio todos os que vão entretanto de viagem de ferias a colocarem artigos no blog sobre as vossas aventuras. quem nao tiver login diga! Aproveito para vos chamar a atenção, para quem nao viu, na revista Unica do Expresso desta semana, o artigo sobre o casal que fez a travessia de africa A PÉ, 14 mil kms em 3 anos. vai voltar a sair para a semana, mas vale a pena ler aqui.

0 Comments:

Enviar um comentário

AFRICA

Para quem (como eu) ficou com duvidas das reais intenções do Bob Geldof ao protagonizar o live8, vale a pena acompanhar os programas feitos por ele em viajem por Africa para a BBC World. O outro lado do homem e todos os lados de Africa (bons e maus). muito bom! tentem ver algum nestes proximos nestes horarios.

0 Comments:

Enviar um comentário